23º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

APLICAÇAO DO MODELO TEMPO DE PROMOÇAO WEIBULL PARA DADOS DE CANCER NO ESTOMAGO DO ATLAS DO GENOMA DO CANCER (TCGA)

Resumo

O câncer de estômago é um dos mais frequentes entre homens no Brasil e tem causas e fatores de prognósticos diversos (ZILBERSTEIN et al., 2013). Nesse sentido, métodos estatísticos como análise de sobrevivência, podem ser empregados no estudo de como tais fatores se associam com desfechos de interesse, como o óbito e recidiva, por exemplo. Neste trabalho apresentamos a aplicação de um modelo de sobrevivência com proporção de cura, denominado tempo de promoção Weibull, aos dados de câncer no estômago disponibilizados no Atlas do Genoma do Câncer (The Cancer Genome Atlas, TCGA). A estimação dos parâmetros do modelo foi feita considerando procedimentos inferenciais Clássicos e Bayesianos. Do ponto de vista Bayesiano, utilizamos aproximação pelos métodos de Monte Carlo via Cadeia de Markov (MCMC).

Palavras-chave

Análise de Sobrevivência, proporção de cura, Inferência Bayesiana, Inferência Clássica, modelo tempo de promoção Weibull, TCGA.

Área

Análise de Sobrevivência

Autores

Caroline Amantéa Stella, Adriano Kamimura Suzuki , Hayala Cristina Cavenague Souza, Carlos Alberto Oliveira de Biagi Junior, Raul Torrieri, Gleici da Silva Castro Perdoná